Capa
Materiais Compósitos (2.ª Edição)
Materiais, Fabrico e Comportamento Mecânico

Alfredo Balacó de Morais   António Gonçalves de Magalhães   Marcelo Francisco de Sousa Ferreira de Moura  

Publindústria ISBN: 9789728953003 2009 29,45 €
Enviar para o cesto
Voltar


Descrição:

Os materiais compósitos encontram-se actualmente disseminados por diferentes áreas de actividade, que incluem as indústrias de transportes (com partícular destaque para a indústria automóvel), artigos desportivos, componentes eléctricos e electrónicos, a construção civil e também aplicações de grande exigência e visibilidade tecnológica como é o caso das indústrias aeronáutica, espacial e de defesa. O interesse na aplicação de estruturas com materiais compósitos continua a aumentar, devido essencialmente às suas excelentes propriedades mecânicas combinadas com baixo peso. No entanto, é sabido que as tecnologias e o comportamento mecânico destes materiais apresentam inúmeras especificidades relativamente aos materiais tradicionais. Daí a importância de literatura sobre materiais compósitos, com abrangência e profundidade adequada para os profissionais de engenharia no activo e para os estudantes do ensino superior dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia dos Materiais e de Engenharia Civil.
A obra proposta pode ser dividida em três partes fundamentais. Numa primeira parte, que engloba os dois capítulos iniciais, faz-se uma apresentação e descrição dos materiais compósitos e dos seus componentes fundamentais, seguida de uma exposição dos processos de fabrico habitualmente utilizados e suas principais aplicações.
Pode-se considerar que estes capítulos iniciais são de carácter descritivo e pretendem transmitir ao leitor conhecimentos essenciais sobre o que é um Material Compósito. Na segunda parte, que inclui os capítulos três a sete, são transmitidos os conceitos indispensáveis de comportamento mecânico e que servem de base à maioria dos cálculos de projecto. Estes conceitos permitem ao leitor familiarizar-se com as particularidades da concepção de estruturas em materiais compósitos, sendo acessíveis aos alunos de algumas licenciaturas em engenharia ao nível do 4º ano. Finalmente, a terceira parte, constituída pelos 5 capítulos finais, é dedicada a alguns aspectos mais avançados do comportamento destes materiais.

Registe-se

Entrar... Nova Conta

Listas de Correio

Introduza o seu email:

Escolha as listas a subscrever:

Consulte aqui as Condições Gerais de Venda. ©2010 Culturminho, Lda.